Consulta Certidão FGTS de Pessoa Física (CPF)

Consulta Certidão FGTS de Pessoa Física (CPF) – Um empregado, ao entrar numa nova empresa, precisa saber muito mais do que o próprio salário ou o horário de trabalho, precisa conhecer, mesmo que superficialmente, a situação da empresa perante suas obrigações.

Mas fique tranquilo, não é necessária uma devassa nos documentos da firma, analisar todos os números que ela apresenta, ou então ligar em órgãos especializados para conhecer melhor.

Uma das melhores formas de conferir a idoneidade da companhia é ver se ela paga o FGTS em dia. E isso você vai aprender melhor agora!

O Certificado de Regularidade para o FGTS

Nenhum documento é tão versátil para uma empresa quanto o Certificado de Regularidade para o FGTS (CRF), que atesta a regularidade da empresa (representada pelo CNPJ) no depósito do benefício, que é dado aos trabalhadores (pessoas físicas [CPF]) com carteira assinada.

Um título simples, emitido pela Caixa Econômica Federal, que deve ser mantido sempre em condições.

Certificado de Regularidade do FGTS
Certificado de Regularidade do FGTS

A instituição que não cumprir esse pagamento terá seu CRF invalidado e, com isso, estará impedido de realizar qualquer instituição financeira.

Se você quer saber se a empresa ou órgão público está com seu Certificado de Regularidade do FGTS em dia, não é preciso muito esforço, a Caixa Econômica Federal mantém uma aplicação específica em seu site apenas para esta consulta.

Basta acessar o site (www.sifge.caixa.gov.br) e colocar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou então o Cadastro Específico do INSS (CEI) da empresa desejada (órgãos públicos também necessitam do documento), e digitar o código de segurança. O resultado sai em instantes.

Como Emitir Certidão FGTS pessoa física

Se a empresa que você trabalha ou irá trabalhar está com o cadastro “regular”, significa que ela não possui nenhum ripo de pendências relativas ao depósito do FGTS para seus funcionários.

Mas, caso ela apresente pendências, acenda o alerta amarelo.

Isso pode significar problemas tanto para o empresário quanto para seus funcionários, que não terão ao menos a confiança de que seus benefícios serão recebidos.