CERTIDÃO FGTS – EMISSÃO, CONSULTA ONLINE E PENDÊNCIAS

Quem tem empresa sabe o quão necessário é manter uma pasta, ou até mesmo uma pessoa responsável para cuidar exclusivamente deles. Pois os documentos que dão existência ao local de trabalho são as responsáveis por dar garantia aos trabalhadores e aos próprios empregadores. E um dos documentos mais simples – e mais importantes – dessa lista toda é a Certidão de Regularidade para o Fundo (CRF), também chamada de “certidão FGTS“, da qual vamos falar agora:

O que é a CRF – Certidão FGTS e como emitir

A CRF é um documento, emitido pela Caixa Econômica Federal, que atesta que o portador do CNPJ da empresa não possui débitos relativos ao pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), um benefício previsto em lei aos trabalhadores no regime conhecido como CLT.

O empregador que não possui esse tipo de documento em ordem está impedido, entre outras coisas, de realizar operações financeiras como financiamento e empréstimo para investimentos. Por isso a necessidade de que tal papel seja criado logo no início da empresa. Para isso, o interessado terá apenas uma alternativa: comparecer à uma agência da Caixa.

Antes de se apresentar na agência, procure ligar para o gerente e peça para que ele indique o melhor horário para sua visita e os documentos necessários para a criação deste cadastro.

Consultando o certificado de regularidade

O empregado tem o direito de saber qual a situação da empresa de acordo com esse documento. Para isso, a Caixa disponibilizou uma página em seu portal especialmente para esse tipo de pesquisa (www.sifge.caixa.gov.br), onde o usuário precisará apenas do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou do Cadastro Específico do INSS (CEI) para efetuar a pesquisa.

Se os dados estiverem corretos, o site indicará o nome fantasia e razão social da empresa, além da situação do documento. “Regular” significa que tudo está em condições. Caso isso não ocorra, o empregado deve tomar cuidado sobre o lugar onde trabalha. E o empregador deve procurar pela rápida resolução do problema

Consulta de regularidade na certidão FGTS

Pendências na certidão do FGTS

Se você, na condição de empregador, viu seu cadastro com “pendências certidão FGTS” no site da Caixa, o primeiro passo é refazer o caminho do cadastro: ir até a agência da Caixa Econômica e falar com o seu gerente. Ele terá acesso aos débitos e pendências em seu nome, e te dará um auxílio para como proceder com este pagamento.

Deixe seu comentário abaixo:

Deixe uma resposta